Kung Fu Shaolin do Sul | Estilo Fei Hok Phai

História do estilo FEI-HOK-PHAI

Associação de kung fu


O Fei Hok Phai (estilo da garça em vôo, ou estilo da garça voando ou da garça voadora) é um estilo de Kung Fu originário do sul da China, mais precisamente do Cantão), local onde Chiu Ping Lok (mestre Lope) aprendeu diversos estilos de Kung Fu, entre eles Hung Tao Choi Mei Gar, Hun Gar e Mo Gar, e os otimizou criando seu próprio estilo.


O Fei Hok Phai, Estilo da Garça Voando, é caracterizado, dentro da linha Shaolin do Sul, sendo os movimentos ágeis, harmoniosos e perigosos. O estilo recebeu este nome pelo fato de o Grão-Mestre simpatizar com os movimentos elegantes da garça e por ter vindo da China o que simboliza a viagem (o vôo) que ele deu para ser um dos pioneiros do Kung Fu no Brasil na década de 60, mas há de se lembrar que o estilo não dá ênfase exclusivamente nas técnicas da garça sendo o tigre, por exemplo, um dos animais mais utilizados em suas formas.
Dentro desse estilo, também são realizados movimentos do Dragão, Serpente, Tigre, Leopardo, Leão, Elefante, Macaco, Cavalo e Raposa.


Dos monges que escaparam do Templo de Shaolin, os mais importantes para o Estilo Fei Hok Phai são: Hung Fei Kun e Fong Si Yiu. Foi por intermédio deles que surgiu os estilos da Garça e Tigre: Hok Phai (Garça) e Hung Ka (tigre).

Hung Ka é um dos principais estilos da escola Wai Chia, também conhecida como Hung Gar ou Hung Kuen, Kung Fut, ou Kung Chia Phai. Originalmente é um estilo do sul da China, devido a sua grande fama expandiu-se por toda a China. Hung Ka junto aos estilos Choy Lee Fut e Wing Chun, forma o trio mais sistemático e perfeito de todos os estilos chineses, é um estilo de linha direta ao Shao Lin, que conserva, com o passar do tempo, a pureza de suas técnicas.

Templo ShaolinSão elas: Kung-Ka, Choy-Ka, Lee-Ka, Mo-ka e Lao-Ka, as quais formam a base do Estilo Fei Hok Phai.

Estas cinco técnicas foram aprendidas por Mestre Lope Chiu Ping Lok, criador do Estilo Fei Hok Phai, transformando-se num dos grandes expoentes desta nobre arte que é o Kung Fu. Desta forma, vamos encontrar no estilo Fei Hok Phai uma mistura da escola interna Nei Chia e da escola externa Wai Chia.

O estilo Fei Hok Phai de Kung-fu Wushu, estilo da garça voando, é caracterizado, dentro da linha Shaolin do Sul, pelos movimentos da garça, que são ágeis, harmoniosos e perigosos. Dentro desse estilo, também são realizados movimentos do Dragão, Serpente, Tigre, Leopardo, Leão, Elefante, Macaco, Cavalo e Raposa.

Um dos katis (técnicas) mais significativos dos 28 encontrados no estilo Fei Hok Phai é o Pao Hok Chuan, movimento da garça e leopardo, que tem origem no Hung Tao Choi Mei Gar. Este kati é composto por técnicas de leopardo, caracterizadas pelo desenvolvimento de velocidade, pela grande destreza dos movimentos e por técnicas da garça, que são caracterizadas por movimentos realizados com leveza, agilidade e harmonia.

Nas técnicas encontradas neste estilo, também estão presentes várias armas tipicas, tais como: bastões,facões,espadas, punhais, bastões articulados em três, flauta, lança de 1 ponta, lança de 2 pontas, lança de meia-lua, bastão com facão de nove argolas, bastão longo, corrente, entre outros.

Fonte: Wikpédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Share